São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Highgate retrata o fim do comunismo

Karl Marx deixa de atrair visitantes

DE LONDRES

Nos tempos em que o comunismo parecia ser uma alternativa viável em termos de organização social e econômica, multidões visitavam o cemitério de Highgate, no norte de Londres, para homenagear Karl Marx.
Marx nasceu em Trier, então Prússia e hoje Alemanha, em 1818. Após a publicação do Manifesto Comunista no final da década de 1840, exilou-se em Londres, onde escreveu sua principal obra, "O Capital.
Em 1881, o ideólogo do socialismo foi enterrado no cemitério de Highgate. Seu túmulo atual só foi inaugurado em 1956, por encomenda do Partido Comunista britânico.
Esculpido por Laurence Bradshaw, o busto em bronze de Marx repousa sobre um bloco de granito, onde está escrito, em dourado: "Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos.
O monumento está localizado na parte leste do cemitério, aberta em 1854, e, com a falência do modelo comunista no final dos anos 1980, atrai cada vez menos visitantes.
Hoje, é a parte mais antiga do cemitério, situada a oeste e inaugurada em 1839, que motiva um passeio a Highgate.
No século passado, o cemitério foi o local escolhido pela alta sociedade londrina para enterrar seus mortos.
Naquela época, Highgate era um grande jardim, com poucas árvores e canteiros de flores.
No começo do século 20, no entanto, Highgate entrou em decadência e, em 1975, fechou suas portas. Foi fundada então a Sociedade dos Amigos do Cemitério de Highgate, que desde então administra o local.
Décadas de abandono mudaram a paisagem de Highgate, mas não seu encanto. Pelo contrário, tornou-a mais misteriosa. O cemitério é um bosque, habitado por pássaros, borboletas, esquilos e até raposas.
Estátuas de anjos e animais, cruzes, obeliscos, pirâmides, lápides de granito e mármore surgem de repente por entre as árvores, em perfeita harmonia.
O endereço é Swain's Lane, próximo à estação de metrô Archway. O telefone é (0044-181) 340-1834.

Texto Anterior: Abadia revela a trajetória do Reino Unido
Próximo Texto: Túmulo de R.L. Stevenson fica em monte da Polinésia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.