São Paulo, sexta-feira, 3 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA amplia fronteira com início da 50ª temporada

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Reconhecida como o reduto do maior e melhor campeonato de basquete do mundo, a NBA (National Basketball Asociation) inaugura hoje uma nova fase, com o início da sua 50º temporada, relativa ao período 95-96.
A novidade fica por conta do rompimento de fronteira. A liga deixa de contar apenas com times dos EUA, abrindo suas portas para os canadenses Toronto Raptors e Vancouver Grizzlies.
É a política de expansão internacional, que começa a ganhar espaço na entidade. Há indícios de que o México, no futuro, poderá ter um representante na liga.
O mercado de produtos esportivos, bem desenvolvido do Brasil e Argentina, também pode atrair a NBA para a América do Sul. A Europa é rumo certo.
Por enquanto, a TV é a ponte entre os EUA e o mundo, quando o assunto é NBA -165 países acompanharam a última decisão da liga, na qual o Houston Rockets chegou ao bicampeonato derrotando o Orlando Magic.
O campeonato que começa hoje, com a disputa de 14 partidas, vai trazer ainda outras atrações.
Uma delas, são os jogadores que integrarão o "Dream Team 3" (Time dos Sonhos 3), a terceira seleção dos EUA formada por profissionais.
As duas anteriores fizeram sucesso -a primeira, na conquista da medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona-92; a segunda, campeã no Mundial do Canadá-94.
Um locaute dos proprietários dos times e uma ameaça de greve dos jogadores, por causa do contrato coletivo de trabalho (principalmente salários), acabou em acordo em setembro.
Mas nem tudo são flores: os árbitros estão em greve, por causa dos salários. A liga reduziu de três para dois o número de juízes por jogo e recorreu a apitadores menos gabaritados, comprometendo o nível de controle dos jogos.

Jogos de hoje: Boston x Milwaukee, Philadelphia x Washington, Orlando x Cleveland, Atlanta x Indiana, Toronto x New Jersey, Detroit x New York, Chicago x Charlotte, Houston x Golden State, San Antonio x Dallas, Utah x Seattle, LA Clippers x Phoenix, LA Lakers x Denver, Sacramento x Minnesota e Portland x Vancouver

NA TV
ESPN, às 23h, Chicago x Charlotte

Texto Anterior: Marcas travam guerra por clubes argentinos
Próximo Texto: 1ª fase tem 1.189 jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.