São Paulo, sábado, 4 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC tenta apressar desapropriações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu ontem todos os seus assessores diretos ligados ao processo de Reforma Agrária para discutir medidas que serão anunciadas na próxima semana e que visam a acelerar processos judiciais e administrativos.
Os ministros Nelson Jobim (Justiça) e Andrade Vieira (Agricultura) e Francisco Graziano, presidente do Incra, discutiram um pacote de leis que poderão ser encaminhadas ao Congresso.
O governo estuda introduzir o rito sumário nos processos de desapropriação, além de mudar outros mecanismos que facilitariam o processo.
Um desses mecanismos é permitir que a terra desapropriada possa ser ocupada imediatamente após ao decreto do presidente.
Hoje, as terras desapropriadas ficam vazias esperando cumprimento de prazos e resolução de pendências burocráticas.
A avaliação do governo é que a agilização dos processos de reforma agrária diminuiriam as tensões e os conflitos rurais.
Durante o encontro, o presidente tentou ironizar os desentendimentos entre Vieira e Graziano. Na hora das fotos, FHC mandou Graziano sentar entre Vieira e Jobim, que estava fumando seu cachimbo. "Fique perto do Jobim que, está fumando cachimbo, e fume você também o cachimbo da paz", disse FHC a Graziano. Todos riram. Graziano não fumou.

Texto Anterior: MST diz que mantém proposta
Próximo Texto: PT ataca filiado que aderiu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.