São Paulo, sábado, 4 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC abre encontro em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso abre amanhã, em Brasília, o 1º Encontro da Cultura Brasileira, um evento de R$ 3 milhões idealizado pelo ministro da Cultura, Francisco Weffort, para comemorar o 10º aniversário de criação do seu ministério.
Até o dia 11, Brasília será palco de óperas, orquestras, balés, espetáculos populares - dança indígena, circo e Boi Bumbá de Parintins (AM)-, shows, teatros, mostra e festival de cinema, exposições de arte, corais e lançamento de livro. Paralelamente aos espetáculos, serão realizados vários debates e conferências sobre cultura.
"Vamos mostrar a diversidade e fartura cultural existente no Brasil", disse Weffort. Ele quer também chamar a atenção da sociedade para a importância do Ministério da Cultura, cuja extinção é defendida por setores do governo.
Outro objetivo do ministro é atrair patrocínio da iniciativa privada às artes e eventos culturais. Um dos principais eventos do Encontro será a mostra "Tesouros do Patrimônio", que reúne 189 peças dos principais museus do país, como o Histórico Nacional, de Belas Artes, Villa-Lobos, Lasar Segall, da República e o Imperial.
Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Aleijadinho, Guignard, Bruno Giorgi, Visconti, Segall e Vitor Meirelles são alguns dos autores dos "Tesouros".
Além do encontro, o ministério decidiu dar um prêmio de R$ 25 mil a dez artistas considerados "Os Melhores da Cultura Brasileira" de 1995, em sete categorias: artes cênicas, música, cinema, literatura, artes plásticas, cultura popular e patrimônio.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Festival termina em SP com premiação coerente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.