São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silicone apresenta problemas em 20% dos casos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cerca de 20% das mulheres que colocam próteses de silicone apresentam problemas nos seios, como dor ou formação de uma cápsula endurecida que só desaparecem com a retirada ou troca da prótese.
Todo organismo produz uma reação do tipo inflamação contra a presença da prótese (reação contra um corpo estranho). Na maioria das mulheres, essa reação é tênue e leva à formação de uma cápsula fina, que acaba cercando a prótese.
No entanto, em alguns casos, a reação é muito intensa e acaba causando a formação de uma cápsula fibrosa e espessa. A cápsula pode provocar dor, endurecer o seio e até alterar o resultado da plástica (retração do seio).
As próteses são formadas por uma membrana de silicone que contêm um gel de silicone no seu interior.
Marcus Castro Ferreira diz que as reações exacerbadas podem ter relação com o "escape" de gel através da membrana ou do próprio rompimento da membrana, o que deixa o gel em contato direto com as células de defesa.
Algumas mulheres têm o rompimento precoce dessa membrana sem que se saiba o motivo.
Alberto de Luiz afirma que, em geral, as membranas duram cerca de dez anos. Depois desse período, a prótese pode ser trocada ou, se não for constatado nenhum problema, deixada como está.
As outras suspeitas que foram levantadas contra as próteses (que também teriam relação com o gel de silicone em contato direto com o organismo) não foram confirmadas. Não há nenhuma evidência que as próteses possam causar câncer de mama.
Também não se demonstrou uma relação entre as próteses e as doenças auto-imunes (em que as células de defesa reconhecem alguns tecidos do organismo como estranhos e passam a atacá-los), como a artrite reumatóide.
(JB)

Texto Anterior: Publicitária fez implante há 2 anos para aumentar mama
Próximo Texto: Grupo oferece preços menores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.