São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Martin Amis

DA REDAÇÃO

Martin Amis é um escritor britânico polêmico. Dentro de um relato tradicional, com começo, meio e fim delimitados, ele revoluciona a forma e o estilo literários.
Escreveu livros de sucesso como "Campos de Londres", "Grana" e "Flecha do Tempo", um romance que trata do Holocausto, uma das obsessões do escritor, só que sob um ponto de vista diferente -a partir da visão de um ariano e não de um judeu.
Com humor marcante, ele situa-se numa linhagem que tem Jonathan Swift ("Viagens de Gulliver") e Evelyn Waugh ("Furo").
Batizar personagens é uma das faces do seu talento. O protagonista de "Grana", por exemplo, um publicitário gordo que supõe poder comprar o que quiser, se chama John Self (João Ego, em inglês).
Amis nasceu em Oxford, em 1949. Seu pai, o também escritor britânico Kingsley Amis, morreu este ano. Nos anos 50, o grupo literário de Kingsley ficou conhecido como "angry young men', os jovens raivosos.
Amis, que gosta de jogar tênis, também dedica seu tempo para escrever sobre duas de suas paixões: o tênis e o xadrez.

Texto Anterior: Estrelas do tênis fazem batalha de estilos
Próximo Texto: Goiás derrota o Corinthians de virada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.