São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Conflitos foram sangrentos

Aqui estão os principais atos de violência registrados entre Israel e seus vizinhos:
1948 - Exércitos árabes invadem Israel e são derrotados, tão logo a ONU reconhece a formação do Estado judeu na Palestina.
1956 - Israel se alia à França e Grã-Bretanha durante a crise de Suez e ataca o Egito.
1967 - Israel derrota uma coligação de países árabes vizinhos e captura o Golã, o Sinai, Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
1973 - Egito e Síria atacam Israel e são derrotados.
1981 - Assassinado Anuar Sadat, presidente egípcio. Ele havia assinado com Israel, em 1979, acordo de paz que permitiu a devolução do Sinai.
1982 - Protegidos por tropas israelenses, milícias cristãs libanesas atacam os campos de refugiados de Sabra e Chatila, no Líbano. Israel prosseguiria seu envolvimento em território libanês.
1987 - Levante palestino em campos de refugiados inicia onda de violência na qual morreriam 2.000 palestinos e centenas de israelenses.
1994 - Colono judeu dispara em mesquita e mata 29 palestinos. Israel e a OLP já haviam assinado um acordo preliminar de paz.
1995 - A OLP assume o controle das áreas urbanas da Cisjordânia e Gaza.

Texto Anterior: Premiê liderou a paz com palestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.