São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Volkswagen mostra o Fusca do século 21

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O velho "beetle" (besouro, em inglês) da Volkswagen -o Fusca- ganhou roupagem futurista e está sendo apresentado no salão de Tóquio, no Japão, até o dia 8.
O protótipo do Fusca do século 21, como é chamado, prende a atenção porque o modelo saiu de linha há mais de uma década na Europa -em todo mundo, o Fusca é fabricado apenas no Brasil e no México.
Em toda a história automobilística, o Fusca é disparado o carro de maior sucesso comercial no mundo -com mais de 22 milhões de unidades vendidas.
O protótipo segue a tendência mundial dos veículos arredondados e traz itens de segurança como duplo airbag, para motorista e passageiro. Pode transportar quatro adultos.
O motor -tradicionalmente instalado na parte traseira do carro- foi colocado na frente, onde antes havia o compartimento de bagagens.
Espelhos retrovisores arredondados seguem o design do veículo, que ganhou pára-choques envolventes pintados na cor predominante e frente bem rebaixada, em forma de cunha.
O protótipo também guarda semelhanças com o Fusca hoje em produção -como é o caso dos pára-lamas salientes, teto bem arredondado e faróis grandes e igualmente redondos.
A Volkswagen estuda a possibilidade de produzir, até o final do século, o "novo Fusca" na Europa e nos Estados Unidos.
Brasil
Para quem espera grandes novidades no projeto Fusca por aqui, a montadora avisa que não pretende modificar o modelo pelo menos até o final de 96.
No final desse prazo se encerra o protocolo de intenções firmado entre o governo e a Autolatina (holding que, na época, controlava a Volkswagen e a Ford), que permitiu a volta do Fusca -sua produção tinha sido suspensa em 86.
A linha 96 do "popular", inclusive, já chegou às revendas da marca com alterações praticamente imperceptíveis -novas cores (cinza Stone e verde Nice) e pára-choques pintados na cor do carro. Custa entre R$ 7.880 e R$ 8.350.
A produção mensal gira entre 1.500 e 1.800 unidades -média de pouco mais de dois carros para cada revenda da marca (há 734 concessionárias VW no Brasil).
O Fusca retornou ao mercado nacional há dois anos. De agosto de 93 a setembro deste ano foram vendidas 35,9 mil unidades.
Em 95, até setembro, as vendas acumuladas do carrinho foram de 12,3 mil unidades.

Texto Anterior: Termo vem do francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.