São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995 |
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Volkswagen mostra o Fusca do século 21
MARCELO TADEU LIA
O protótipo do Fusca do século 21, como é chamado, prende a atenção porque o modelo saiu de linha há mais de uma década na Europa -em todo mundo, o Fusca é fabricado apenas no Brasil e no México. Em toda a história automobilística, o Fusca é disparado o carro de maior sucesso comercial no mundo -com mais de 22 milhões de unidades vendidas. O protótipo segue a tendência mundial dos veículos arredondados e traz itens de segurança como duplo airbag, para motorista e passageiro. Pode transportar quatro adultos. O motor -tradicionalmente instalado na parte traseira do carro- foi colocado na frente, onde antes havia o compartimento de bagagens. Espelhos retrovisores arredondados seguem o design do veículo, que ganhou pára-choques envolventes pintados na cor predominante e frente bem rebaixada, em forma de cunha. O protótipo também guarda semelhanças com o Fusca hoje em produção -como é o caso dos pára-lamas salientes, teto bem arredondado e faróis grandes e igualmente redondos. A Volkswagen estuda a possibilidade de produzir, até o final do século, o "novo Fusca" na Europa e nos Estados Unidos. Brasil Para quem espera grandes novidades no projeto Fusca por aqui, a montadora avisa que não pretende modificar o modelo pelo menos até o final de 96. No final desse prazo se encerra o protocolo de intenções firmado entre o governo e a Autolatina (holding que, na época, controlava a Volkswagen e a Ford), que permitiu a volta do Fusca -sua produção tinha sido suspensa em 86. A linha 96 do "popular", inclusive, já chegou às revendas da marca com alterações praticamente imperceptíveis -novas cores (cinza Stone e verde Nice) e pára-choques pintados na cor do carro. Custa entre R$ 7.880 e R$ 8.350. A produção mensal gira entre 1.500 e 1.800 unidades -média de pouco mais de dois carros para cada revenda da marca (há 734 concessionárias VW no Brasil). O Fusca retornou ao mercado nacional há dois anos. De agosto de 93 a setembro deste ano foram vendidas 35,9 mil unidades. Em 95, até setembro, as vendas acumuladas do carrinho foram de 12,3 mil unidades. Texto Anterior: Termo vem do francês Índice |
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