São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995 |
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Termo vem do francês
LUCIANO SOMENZARI
A palavra em francês significa cortado. Foi usada pela primeira vez no século 18 para classificar uma determinada categoria de carruagem, com distância entre os eixos mais curta. No século 20, a palavra coupé -ou sua corruptela em português, cupê- também identifica veículos com a distância entre os eixos menor em relação aos sedãs, suas "matrizes". Os próprios termos coupé e sedã têm origem no tempo das diligências. Algumas das grandes carruagens de tração animal eram identificadas por essas mesmas palavras. O surgimento do automóvel foi, de certa maneira, uma extensão da evolução das carruagens. No século 19, a classe nobre da Europa, por exemplo, locomovia-se nos incipientes veículos motorizados como se fossem carroças puxadas por cavalos. Mantinham-se as mesmas formas quadradas, um cocheiro -devidamente uniformizado, passou a ser chamado de motorista- e um interior fechado semelhante a uma sala de estar. A Fiat parou de produzir cupês esportivos em 1979 -o primeiro foi lançado em 1933, o 508 S. A última versão foi o 128 Sport. Esse último tinha motores de 64 cv (cavalos-vapor) ou de 75 cv. O atual Coupé Fiat é produto do Centro Stile Fiat e seu interior -espaçoso o suficiente para quatro adultos- leva a grife do estúdio Pininfarina, o mesmo que desenha as Ferrari. (LS) Texto Anterior: Coupé Fiat vale mais pela beleza do que pelo motor Próximo Texto: Volkswagen mostra o Fusca do século 21 Índice |
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