São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
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Empresários de MG trocam esmolas por 'vale-refeição'

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

Empresários de Belo Horizonte (MG) vão lançar um projeto para substituir por tíquetes as moedas dadas como esmolas a mendigos.
Quatro tíquetes darão direito a um prato de comida em 30 bares e restaurantes, principalmente os que estão localizados na periferia da cidade.
Os estabeleciments deverão ser previamente credenciados pela PM (Polícia Militar).
Idealizado pela empresária Luziana Lana, da Associação Comercial de Belo Horizonte, o projeto “Quentinha” começa a vigorar na segunda quinzena deste mês.
Pelo projeto, a Associação Comercial vai vender os tíquetes para os lojistas por R$ 0,25, que poderão ser comprados pelas pessoas pelo mesmo valor.
O comerciante que fornecer a comida irá receber o valor equivalente ao impresso nos tíquetes.
Lana disse que a participação no projeto é voluntária. “Ninguém vai ganhar nem um centavo sequer”, afirma a empresária.
“A credibilidade do projeto está no fato de todos serem voluntários. O lucro é zero e não participa nenhum político.”
Para Lana, o sucesso do programa depende da participação da população da cidade.
“Não se trata da adesão da população simplesmente. É preciso educar o cidadão para que ele tome uma atitude”, diz.
A empresária disse que vê no aumento crescente de mendigos na capital mineira a “exploração de crianças”.
Segundo ela, as esmolas que são dadas aos mendigos “nem sempre” são usadas para comprar comida. “Com as moedinhas, se compra drogas e álcool.”
Segundo os organizadores do projeto, a alimentação será balanceada. Uma equipe de nutricionistas elaborou cinco cardápios -dois serão escolhidos. A comida será a mesma em todos os bares e restaurantes credenciados.
A PM, que coordena a parte operacional do programa, vai acompanhar a distribuição da comida nos locais, que terão horários estabelecidos. Em cada bar e restaurante, haverá pelo menos um policial fiscalizando.
Lana disse que a agência SMP&B está preparando uma campanha para divulgar o projeto “Quentinha”.
As peças publicitárias que serão exibidas na mídia estão sendo produzidas gratuitamente pelo Sistema Salesiano de Vídeo.
Emissoras de rádio e TV de Belo Horizonte também vão participar do projeto, divulgando as peças sem cobrar pelo serviço.

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