São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meninas pegam onda dos surfistas nas praias

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Elas são fãs de bandas como Midnight Oil, Concrete Blonde e Beach Boys. Outras preferem o Sepultura.
Antenadas com o universo do surfe, as teens brasileiras mostram uma nova tendência ao acompanhar as "pernas" (etapas) dos circuitos brasileiro e mundial realizadas no país.
Despertadas nos anos 80 para o surfe como ideal de vida, que poderia ser interpretado até mesmo como uma nova forma de religião, as teens brasileiras mudaram de comportamento.
No lugar de seguirem os surfistas com pedidos histéricos de autógrafos, as meninas hoje se posicionam em lugares estratégicos nos "points" onde rolam os campeonatos.
A maior prova disso aconteceu há duas semanas em Florianópolis, Santa Catarina, durante a realização do Nescau Surf Energy, penúltima etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, disputada na praia da Joaquina.
Ex-surfista e cursando administração na Universidade Federal de Santa Catarina, Jeane Moura, 18, diz que adora ir aos campeonatos.
"O clima é ótimo, as pessoas são maravilhosas, todo têm um papo cabeça muito bom. É um meio maravilhoso, que tem tudo a ver com a minha idade", afirma ela.
Perseguir surfistas para autógrafos? Nem pensar. "Se rolar uma conversa é muito melhor. E, se acontecer algo mais, tudo bem", diz Jeane.
Ao seu lado, a amiga Cristina Corrêa, 18, diz que adora ver "os caras pegarem onda".
Fã do californiano Kelly Slater, bicampeão mundial de surfe profissional (1992 e 1994), e do havaiano Shane Dorian, Cristina afirma que vai aos campeonatos observar a galera.
"Me amarro", sintetiza a catarinense.
Já Candice Rouch, 19, admite ir aos torneios pelo clima. "Gosto de chegar, parar e ver gente bonita", diz Candice, que tentou, mas nunca conseguiu, pegar onda.
"É impossível fazer as manobras. Só se arranjasse um professor profissional como o Kelly Slater", suspira Candice.

O jornalista SÉRGIO KRASELIS viajou a Florianópolis a convite dos organizadores do Nescau Surf Energy.

Texto Anterior: Banda PUS aposta em reformulação de som e visual
Próximo Texto: Padaratz é o mais assediado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.