São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gordura é tão importante quanto qualquer órgão do corpo humano

KATHY WOLLARD

Toda a gordura perdida em regimes, em países como os Estados Unidos, deveria aparecer em algum lugar: um armazém ou no corpo do seu pior inimigo.
Toda a gordura perdida desaparece. Para ver como isso acontece, primeiro precisamos saber o que ela faz em nossos corpos.
A maioria das partes do corpo é obviamente útil. O coração bombeia o sangue da cabeça ao dedo do pé; os pulmões nos ajudam a respirar e inspirar o ar. E a gordura, apenas fica ali?
Não exatamente. Gordura é tão importante como qualquer outra parte do corpo -mas também podemos viver sem ela.
A gordura é um supermercado, que fornece alimento quando os suprimentos estão escassos.
Ela nos ajuda a manter a temperatura dos órgãos internos e não permite que os ossos se quebrem.
Pode também secretar hormônios, mas o excesso de gordura inibe o organismo de produzi-lo.
Para onde a gordura vai depois que desaparece do corpo? A maior parte dela é queimada. Veja como acontece: os músculos preferem usar açúcar para obter energia, pois ele queima facilmente.
O açúcar está disponível em três lugares: uma parte está armazenada nos músculos; outra, no fígado; e um pouco circula pelo sangue.
Apenas 750 calorias equivalentes a açúcar estão disponíveis para os músculos a qualquer hora.
Os músculos queimam uma mistura de combustível: açúcar e gordura. Quanto mais devagar você se movimenta, menos gordura e açúcar são queimados.
Em uma hora você pode queimar 60 calorias dormindo, e 600 em uma corrida moderada.
O suprimento de açúcar do corpo é insuficiente, mesmo sendo reposto depois de comer. Mas meros 15 kg de gordura abastecem um corpo faminto com 105 mil calorias de energia, o bastante para sobreviver durante vários meses.
A gordura do corpo foi muito útil em boa parte da história, principalmente nos tempos em que a comida era difícil de encontrar.
O que acontece com a gordura queimada? Depois que o açúcar foi queimado, o que sobra é água e dióxido de carbono. O mesmo acontece com a gordura queimada nos músculos. Mas uma parte deve ser processada pelo fígado. No órgão, fragmentos de gordura parcialmente queimada são deixados para trás.
O dióxido de carbono é levado pelo sangue para o pulmão, onde é exalado -considerando que as plantas utilizam dióxido de carbono, pense que, ao queimar sua gordura, você está tornando o mundo um pouco mais verde.
A água é usada pelo corpo ou expelida -pela respiração, pelo suor e pela urina.
Os fragmentos de gordura parcialmente queimada saem do fígado pelo sangue e são queimados nos músculos ou no cérebro como energia ou são diluídos nos rins.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O.Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: Padaratz é o mais assediado
Próximo Texto: O QUE SÃO SÍTIOS PERTENCENTES AO PATRIMÔNIO MUNDIAL?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.