São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

O QUE SÃO SÍTIOS PERTENCENTES AO PATRIMÔNIO MUNDIAL?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Existem monumentos tão importantes, paisagens tão excepcionais, que pertencem a toda a humanidade. Esses são os sítios pertencentes ao Patrimônio Mundial, designados assim pela Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (Unesco). O acordo alcançado pela comunidade internacional em 1972, a fim de proteger sítios pertencentes ao Patrimônio Mundial, foi estimulado pelo trabalho de resgate multinacional de antigos monumentos da civilização Núbia (atual Sudão), efetuado em 1960, pouco antes que a gigantesca represa hidroelétrica de Assuan, no Egito, a sepultasse debaixo de suas águas.
Para 1994 havia 440 lugares em quase cem países do mundo com a designação de Patrimônio Mundial. Deles, 326 são sítios culturais, como grandes obras arquitetônicas ou estruturas que refletiram tradicionais formas de vida em culturas específicas. Outros 97 sítios são lugares naturais que representam alguma etapa da evolução geológica ou biológica, onde habitam grandes quantidades de espécies de animais. E pelo menos 17 desses lugares abrangem ambas as categorias.
Duas vezes ao ano, o Comitê do Patrimônio Mundial anexa novos lugares à lista e distribui fundos a fim de preservá-los. Mas 17 deles enfrentam perigos iminentes, incluindo a antiga cidade cambojana de Angkor, a cidade velha de Dubrovnik, na Croácia, o monte Timbuctu, no Mali, e o Parque Nacional Everglades, nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Gordura é tão importante quanto qualquer órgão do corpo humano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.