São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de ensaios analisa obra do diretor

DA REPORTAGEM LOCAL

Evento: O Cinema de Julio Bressane, com pré-estréia de "O Mandarim", retrospectiva com 33 filmes, lançamento do livro "Cinepoética" e exposição de fotos de Ivan Cardoso
Onde: Espaço Banco Nacional de Cinema e Sala Cinemateca
Quando: hoje, lançamento do livro, pré-estréia e abertura da exposição de fotos; de amanhã a 16/11, retrospectiva de filmes

Junto com a pré-estréia paulistana de "O Mandarim", será lançado hoje, às 21h30, no Espaço Banco Nacional de Cinema, o livro "Cinepoética", coletânea de 22 ensaios dedicados ao diretor Julio Bressane e sua obra.
A pré-estréia dá também início a uma retrospectiva dos filmes de Julio Bressane, no Espaço Banco Nacional de Cinema e na Sala Cinemateca.
O volume de ensaios inclui, entre outros autores, Antonio Medina Rodrigues, Caetano Veloso, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Olgária Matos, Torquato Neto e o próprio Bressane. A edição é da Massao Ohno Editor. Foi organizada por Bernardo Vorobow e Carlos Adriano.
A retrospectiva de Bressane inclui 33 filmes. Entre eles, 28 são dirigidos pelo próprio Bressane. Os outros cinco são filmagens sobre seu trabalho.
Na Sala Cinemateca, os filmes serão exibidos em ordem cronológica. No Espaço Banco Nacional, foram agrupados de acordo com temas e motivos comuns.
Entre os filmes que serão exibidos, nove têm cópias novas. Especialmente para a retrospectiva, foram feitas cópias de "Cuidado Madame" e "Barão olavo, o Horrível".
A retrospectiva, o lançamento do livro e a exposição de fotos comemoram os 30 anos de carreira de Julio Bressane.

Texto Anterior: 'O Mandarim' traz a história de Mário Reis
Próximo Texto: Caetano e Bethânia ganharão museu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.