São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano e Bethânia ganharão museu

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA

O cantor e compositor Caetano Veloso e sua irmã, a cantora Maria Bethânia, devem ganhar um museu em Santo Amaro de Purificação (Região Metropolitana de Salvador-BA), cidade natal dos dois.
Um grupo de amigos da família Veloso, reunidos no Núcleo de Incentivo à Cultura de Santo Amaro (Nicsa), planeja construir o "Cineteatro Caetano e Bethânia".
O espaço seria usado para abrigar uma exposição de fotos, recortes de jornal, discos e programas de shows. O material está sendo reunido desde o início da carreira de ambos, há mais de 30 anos.
"A coleção começou de forma amadora, pelo pai deles, José Télis Veloso. Ele ia recortando jornal, reunindo fotos e gravando fitas, para não deixar o legado dos filhos morrer", disse a fotógrafa Maria Guimarães Sampaio, 47.
Sampaio já tem mais de 3.000 documentos, além da discografia completa e participações de Caetano e Bethânia em discos, shows e programas de rádio.
"Muitas pessoas, especialmente estudantes, me pedem para consultar o arquivo", diz ela. "Com a criação do museu, as coisas vão ficar mais fáceis", afirmou.
Por enquanto, o museu é uma maquete na sede do Nicsa. "Pretendemos levar nos próximos dias a idéia para o presidente FHC, para que o governo ajude ou mesmo patrocine o projeto", disse Maria Mutti, presidente do núcleo.

Texto Anterior: Livro de ensaios analisa obra do diretor
Próximo Texto: Revista italiana põe futuro em xeque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.