São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento conjuga arte e ferrovias

DA REPORTAGEM LOCAL

Evento: Fórum Ferroviário
Onde: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93) e Estação Júlio Prestes (pça. Júlio Mesquita, 148)
Quando: de hoje a sexta-feira
Quanto: entrada franca

A União Soviética juntou, nos anos 30, duas experiências tecnológicas de ponta, na época: o trem e o cinema. O Kino-Trem, três vagões equipados para filmagem, percorreu o país entre 1932 e 1933, registrando a industrialização e a vida política soviética.
Parte dos resultados poderá ser vista durante o "Fórum Ferroviário", ciclo de eventos que começa hoje, no Sesc Pompéia e na Estação Júlio Prestes.
O fórum é preparação para o Arte/Cidade, previsto para abril de 96, que usará a ferrovia para intervenções artísticas. O fórum vai tratar de outro uso artístico dos trens, na Rússia dos anos 20: os trens de cultura e propaganda.
Eles eram usados por pintores russos para difundir a arte. Pintados por fora, com influência construtivista, os vagões viravam exposições ambulantes.
O Arte/Cidade, no ano que vem, vai reproduzir essas experiências. O artista Ricardo Ribenboim será responsável pela pintura das composições que participarão do Arte/Cidade. Eliane Caffé e Lucas Bambozzi, com vídeo, reproduzirão, atualizada, a viagem do Kino-Trem. Os projetos estarão expostos, a partir de hoje, no Sesc.
Na Estação Júlio Prestes, começa hoje às 14h um ciclo de palestras, com Nicolau Sevcenko e Lorenzo Mammi. Eles discutem as mudanças da percepção provocadas pelo surgimento do trem e grandes estações e suas conseqências para a arte (principalemnte pintura e literatura).
Ainda na estação, são abertas as exposições de fotos de Vera Albuquerque sobre as ferrovias em São Paulo; fotos de Nelson Kon sobre os espaços que serão usados pelo Arte/Cidade; e as maquetes do Arte/Cidade.
No Sesc, será exibido amanhã (19h) e quinta (16h) "Le Tombeau d'Alexander", vídeo feito em 1992 pelo francês Chris Marker. Esse vídeo inclui trechos dos filmes realizados pelo Kino-Trem.
Serão exibidos ainda "O Homem da Câmera" (1929, 67min), do vanguardista russo Dziga Vertov (amanhã às 16h e quarta às 18h30); "From Zero to Hundred" (quarta às 16h e quinta às 19h), compilação de curtas feitos a partir de filme dos irmãos Lumière; "Glauboi Express", filme da russa Liya Trauberg, de 1929 e "Nord Express", do alemão Robert Rombout, em 1990, sobre o expresso Paris-São Petersburgo (ambos na sexta, às 16h e 19h).
Também no Sesc, será realizado um ciclo de palestras, de amanhã a sexta, às 20h. A primeira reúne Boris Schnaiderman e Sheila Schvarzman.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Brasília com vaselina é fácil de governar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.