São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Fundamentalismo - Apego à doutrina religiosa tradicional, sem concessões a novas interpretações teológicas. Movimentos fundamentalistas estão por trás dos principais grupos extremistas religiosos do mundo.
Sionismo - Movimento político e cultural nacionalista judaico que teve início no século passado e que visava ao estabelecimento, na Palestina, de um Estado judaico. Isso acabou se concretizando com a criação do Estado de Israel, em 1948.
Territórios ocupados - Áreas ocupadas por Israel durante e logo depois da Guerra dos Seis Dias (1967). São: Cisjordânia, faixa de Gaza (regiões destinadas pela ONU, em 1947, para um Estado árabe), Jerusalém oriental e colinas do Golã (tomadas da Síria).
Palestina - Nome da região onde atualmente se encontra Israel. Foi usado até o período do mandato britânico, que acabou em 1948.
Palestinos - Povo de origem árabe que constitui a maioria da população na Cisjordânia e em Gaza, territórios ocupados por Israel. São representados oficialmente pela Organização para a Libertação da Palestina, liderada por Iasser Arafat. Após décadas de enfrentamento com os israelenses, assinaram acordo de paz e obtiveram autonomia administrativa parcial nos territórios ocupados da Cisjordânia e Gaza.
Colonos - Judeus que foram viver nos territórios ocupados, em assentamentos subsidiados pela política de colonização promovida pelo governo de Israel. São minoria nesses territórios e contrários à administração palestina na região. Faziam oposição ao governo Rabin.
Likud - Partido conservador, o segundo maior de Israel, formado em 1973 por uma frente de agremiações menores. Em 1992, liderado pelo então premiê Yitzhak Shamir, perdeu as eleições para os trabalhistas de Rabin. Na oposição, é liderado hoje por Binyamin Netanyahu.
Partido Trabalhista - partido de centro-esquerda. Foi governo de Israel de 1948 até 1977, até ser derrotado pelo Likud.
Mossad - Serviço secreto israelense, criado em 1953. É considerado um dos mais eficientes do mundo. Também é acusado por numerosos atentados contra alvos árabes dentro e fora das fronteiras de Israel. O grupo terrorista Jihad (guerra santa) Islâmica responsabilizou o Mossad pelo assassinato de seu líder, Fathi Chqaqi, em 26 de outubro, em Malta.
Kibutz - Nome dado às fazendas coletivas auto-administradas implantadas em Israel.
Rabino - Sacerdote judaico ou doutor da lei judaica.
Oriente Médio - Região geopolítica que compreende países árabes do norte da África e do sudeste da Ásia, além da Turquia, do Irã e de Israel.
Processo de paz - Série de negociações que Israel está mantendo com cada um dos países árabes vizinhos, além dos representantes palestinos, visando ao fim do conflito entre árabes e israelenses na região. As negociações com a Síria estão suspensas devido a um impasse quanto à devolução das colinas de Golã. O governo sírio quer o território de volta. Israel considera a área anexada.

Texto Anterior: Arafat não vai ao enterro por 'razões políticas'
Próximo Texto: Leia trechos do último discurso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.