São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB se reúne com risco de racha total

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar das inúmeras tentativas dos líderes de fechar um acordo para evitar o racha total, as lideranças do PMDB se reúnem hoje com a perspectiva de aumentar o racha no partido.
O Diretório Nacional foi convocado para decidir se a eleição do deputado Paes de Andrade (CE) para a presidência foi ou não legítima. O candidato derrotado, deputado Alberto Goldman (SP), contesta o voto decisivo que levou ao resultado de 76 a 75 para Paes.
A Folha apurou que o grupo de Goldman está inseguro sobre o quórum para a votação que pode anular o resultado da eleição.
Caso Goldman não mobilize o número suficiente de aliados, a estratégia de Paes será pregar o boicote. "Temos todo o direito de obstruir", disse Paes ontem à noite à Folha.
O presidente do Congresso, senador José Sarney (AP), um dos "bombeiros" do caso, afirmou não ter sido possível chegar a um entendimento.
Na avaliação dos dois grupos, a chance de o pleito ser anulado é igual à de ser considerado válido. Os líderes reconheceram não ter noção do rumo do encontro de hoje. O empecilho ao consenso é a cadeira de presidente do PMDB. Paes disse que não abre mão do cargo. Goldman afirma que ele foi eleito de forma irregular.
Um das hipóteses em discussão é ceder ao grupo de Goldman quatro cargos na Executiva hoje ocupados pelo grupo de Paes.

Texto Anterior: Sindicato recorre contra nomeação
Próximo Texto: Estratégia é votar destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.