São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estratégia é votar destaque

EMANUEL NERI; LUCIO VAZ
DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes do governo na Câmara já montaram uma estratégia para desvincular a reeleição do presidente da de governadores e prefeitos. Consiste em apresentar destaque para a reeleição do presidente.
Para esses líderes, a reeleição de prefeitos encontra dificuldades porque há na Câmara mais de cem deputados que pretendem se candidatar no próximo ano.
A reeleição de governadores também seria difícil. Segundo levantamento dos líderes, nenhum governador tem 60% da bancada federal de seu Estado. Isso indica que a outra parcela votaria contra a reeleição de um adversário.
Cerca de cem prefeitos reunidos no Congresso Brasileiro de Municípios, encerrado ontem, em Brasília, escolheram a reeleição como o principal tema do encontro. Mas o lobby junto ao Executivo falhou.
Os prefeitos tentaram uma audiência com FHC. O líder do governo no Congresso, deputado Germano Rigotto (PMDB-RS), argumentou que seria inconveniente o encontro.
Foi tentada uma audiência com o secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge. Até o início da noite, ela não havia acontecido.
Os prefeitos tentaram, então, uma audiência com o ministro Sérgio Motta (Comunicações). Os prefeitos acabaram recebidos pelo chefe de gabinete do ministro, José Lucena Dantas.
(Emanuel Neri e Lucio Vaz)

Texto Anterior: PMDB se reúne com risco de racha total
Próximo Texto: Sem-terra prestam depoimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.