São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo túnel sob o Pinheiros abre dia 29

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo túnel sob o rio Pinheiros será inaugurado dia 29.
A informação foi dada ontem pelo prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), depois de inspecionar a obra, cujo custo deve ficar em R$ 42 milhões.
A reversão do sentido de tráfego no túnel Jânio Quadros -que já funciona ao lado da obra que está sendo finalizada este mês- vai continuar.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) opera o túnel Jânio Quadros -que liga as avenidas Lineu de Paula Machado e Oscar Americano à avenida Juscelino Kubitschek- no sentido bairro-centro entre 5h e 10h30 e no sentido oposto entre 10h30 e 4h30.
O vereador Maurício Faria (PT) criticou o governo. "Gastaram muito dinheiro, mas o túnel Jânio Quadros vai continuar reversível."
Alternativa
Maluf disse que, para acabar com as operações de mudança de mão no túnel Jânio Quadros, a prefeitura precisaria estender o segundo túnel até as avenidas Lineu de Paula Machado e Oscar Americano. O segundo túnel sob o rio Pinheiros vai ligar a avenida das Magnólias à Juscelino Kubitschek.
"A CET acha que a situação do Jânio Quadros ainda não é crítica", disse Maluf. "O próximo prefeito pode concluir a ligação até a Oscar Americano."
O prefeito disse que a ligação com a Oscar Americano e a Lineu de Paula Machado custaria R$ 120 milhões. "Manter a reversibilidade do Jânio Quadros significa economizar recursos para investir na área social."
O projeto original dos túneis sob o Pinheiros foi elaborado na gestão do prefeito Jânio Quadros.
Maluf mudou a concepção original e deslocou a alça de acesso do túnel bairro-centro para a avenida das Magnólias, fato que gerou protesto dos moradores.
Volume de tráfego
O diretor de Operações da CET, Nelson Maluf El-Hage, disse que 2.200 carros por hora devem passar pelo segundo túnel sob o rio Pinheiros nos períodos de pico.
O túnel Ayrton Senna, que também tem duas faixas de rolamento e integra o corredor viário sudoeste, é capaz de absorver um volume de tráfego de 3.100 veículos por hora. Mas a média tem sido de 1.800 automóveis.
Até setembro do ano que vem, o segundo túnel sob o parque Ibirapuera deve estar pronto, segundo a prefeitura.

Texto Anterior: Criado disque-denúncia para lei do zoneamento
Próximo Texto: PMDB pode ficar dividido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.