São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros de passeio usarão gás natural

Autorização sai até o final do ano

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, disse ontem que "até o final do ano" será publicada a portaria ministerial autorizando o uso de gás natural como combustível para automóveis particulares.
A expectativa dos especialistas do setor é de que a portaria seja publicada ainda este mês. O secretário de Energia do Ministério, Peter Greiner, calculou que 150 mil automóveis a gás natural estejam rodando no país quando a portaria completar um ano.
Atualmente, apenas taxis e frotas de empresas estão autorizadas a utilizar o gás natural. Circulam no país cerca de dez mil automóveis movidos a esse combustível, sendo 90% em São Paulo e Rio e o restante no Nordeste.
Na Argentina, país das Américas que possui o mais agressivo programa de uso de gás natural em veículos, a frota de automóveis a gás já soma 400 mil unidades. Outros países com programas abrangentes nesta área são Itália, Estados Unidos, Canadá e Austrália.
No Brasil, além dos automóveis, há ainda cerca de 300 ônibus a gás. Esse segmento não será tratado na portaria que está para ser publicada, que se refere apenas a automóveis movidos hoje a gasolina ou álcool. O ônibus comum consome óleo diesel.
A frota brasileira atual consome cerca de 130 mil metros cúbicos/dia de gás natural. Os 150 mil carros esperados consumirão cerca de 1,95 milhão de metros cúbicos/dia, quase 10% da produção total do Brasil hoje.

Texto Anterior: Produção de veículos cresce 3,7% em 95
Próximo Texto: Exposição japonesa tem carro do Senna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.