São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Entidade detecta juros elevados no comércio

DA REDAÇÃO

A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgou ontem uma pesquisa que registra juros ao consumidor entre 151,82% e 381,79% ao ano.
Segundo a Comissão Técnica de Economia, Banking e Finanças da entidade, taxas de juros como essas, observadas em outubro, são abusivas. A taxa anual de 151,82% corresponde a 8% ao mês, e a de 381,79%, a 14%.
Para o presidente da comissão, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as lojas deveriam cobrar até 5% ao mês, ou seja, 79,59% ao ano.
A pesquisa, segundo ele, mostra que "a população menos informada vai continuar enfrentando problemas de caixa por não tomar conhecimento de que a taxa de 14% ao mês é estratosférica diante do poder salarial, que cresce menos".
O levantamento das taxas de juros foi feito por meio de acompanhamento de anúncios. Ainda, segundo a entidade, nem todas as lojas informam a taxa real de juros, como determina a lei.

Texto Anterior: Lei do Inquilinato é ignorada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.