São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Show homenageia Tom Jobim em NY

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Tom Jobim será homenageado no próximo dia 30, em Nova York, com um show de duas horas e meia no Carnegie Hall.
O tributo terá a participação de Gilberto Gil, Dori Caymmi, Branford Marsalis, Herbie Mann, Ramsey Lewis, Ottmar Liebert, Paulo e Daniel Jobim, Joyce e Orpheus Chamber Orchestra.
O evento foi idealizado pelo maestro italiano radicado nos EUA Ettore Stratta.
No início do ano passado, antes da morte de Tom Jobim, Stratta estava planejando gravar um disco com composições de Jobim com arranjo para orquestra.
"Tom havia adorado a idéia e estávamos trabalhando neste projeto. Quando ele morreu, ficamos tristes demais para levar o projeto adiante, mas agora já está na hora de fazer uma homenagem", afirmou Stratta em entrevista à Folha.
Com a ausência de Jobim, Stratta resolveu mudar a idéia original do projeto. "O show passou a ser mais importante do que o disco e a orquestra participará de apenas metade do espetáculo."
Stratta se diz surpreendido com o entusiasmo dos músicos ao serem convidados para participar do evento e a facilidade em arranjar patrocinadores quando ele explicava quem seria o homenageado.
"A Orpheus Chamber Orchestra é uma das orquestras de câmara mais famosas do mundo e eles nunca haviam tocado repertóro popular. Por se tratar de Jobim, concordaram em fazer uma exceção."
O maestro italiano conheceu Jobim há 12 anos, durante a gravação de disco do brasileiro nos EUA. "Quando Tom se mudou para Nova York terminamos ficando bastante próximos. Ele tinha o melhor papo do mundo", lembra Stratta.
Apesar de inicialmente ter descartado a idéia de gravar um disco com a adaptação da obra de Jobim para a música clássica, Stratta afirmou que há 90% de chances de o show ser gravado ao vivo. "O contrato com a gravadora ainda não foi fechado, mas está praticamente certo", disse.
Cada um dos participantes cantará duas ou três músicas. Além das apresentações individuais, haverá duetos e trios.
"Já está certo que Caymmi e Marsalis farão juntos 'Samba de uma Nota Só'. Paulo e Daniel Jobim terão Miucha como convidada especial em 'Samba do Avião' e Gil e Joyce também deverão fazer alguma coisa em dupla. Mas só quando todos estiverem aqui é que decidiremos."
O show será dividido em dois atos e terá um grand-finale com a participação de todos os convidados.

Texto Anterior: Conheça as faixas de "Homo Sapiens"
Próximo Texto: Livro de Raymond Queneau dá aulas de estilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.