São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessões da tarde trazem surpresas de hoje

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Peter Yates é um cineasta que escolheu a ação como seu campo de trabalho. Raramente inovou. A eficiência e a capacidade de divertir o espectador parecem ser sua divisa.
São as virtudes que ele exercita em "O Último Combate" (Bandeirantes, 13h30), em que Peter O'Toole faz o sobrevivente de um navio inglês afundado pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele chega à América Latina e inicia ali mesmo sua guerra particular.
O filme mais surpreendente do dia, porém, talvez esteja em "De Volta às Aulas" (Globo, 15h40). Em princípio, há pouco a esperar da história de um "self made man" que entra para a faculdade, a fim de dar uma mão ao filho.
Mas a situação é bem explorada: um homem grosseiro, que se fez por si mesmo (Rodney Dangerfield), tem a confiança necessária para enfrentar o mundo dos sabidos.
Sabidos não é bem a palavra. Existe, em todo caso, uma oposição entre saber prático e saber teórico. Socialmente, o segundo é menos valorizado do que o primeiro (embora costume render mais dinheiro).
"De Volta às Aulas" promove uma acomodação entre essas duas instâncias, ao afirmar que é possível promover uma troca entre elas. A experiência nada tem a perder, no contato com o saber estabelecido (que também é uma tradição, acumulação de experiências).
Ao mesmo tempo, o saber prático tem algo a ensinar ao mundo acadêmico. Não é muito, como se vê. Mas Dangerfield está bem, e o filme tem um quê simpático, ao reavaliar essa figura normalmente marginalizada, que é o novo-rico, e que representa, para além de seus defeitos, a capacidade de adaptação do homem a novas situações.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Demme mostra frescor marginal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.