São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995 |
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"Forrest Gump" vende 60 mil cópias
FERNANDO CANZIAN
Quantidades como estas explicam como as distribuidoras conseguem ganhar dinheiro mesmo pagando pelos títulos várias vezes mais do que o preço cobrado no mercado internacional. Ana Paula Imenez, da distribuidora Top Tape, diz que as empresas norte-americanas que vendem títulos para o Brasil estão fazendo "leilões" para ver quem paga mais. Isso explicaria em parte a proliferação de títulos desconhecidos e, portanto, mais baratos. "O mercado está absorvendo tudo", diz Imenez. Contribui para isso a vulgarização dos aparelhos de videocassete, que começam a se consolidar entre os consumidores de classes mais baixas. Nos primeiros nove meses desse ano, por exemplo, foram vendidos no país 1,3 milhão de aparelhos -mais do que em todo o ano passado-, com vendas muito concentradas nas faixas mais pobres da população. É essa massificação do mercado -e dos títulos de filmes- que levará as empresas a vender o recorde de 6 milhões de cópias para as locadoras (a preços entre US$ 40 e US$ 60 cada) este ano. Juntas, as distribuidoras devem vender US$ 300 milhões em fitas, quase um terço a mais do que em 94. "Foi um ano excelente", diz Omar Jundi, diretor-geral da Warner Bros. (South) Inc., que comercializa fitas da Warner e da MGM no Brasil, com 28% do mercado. A Warner vai faturar este ano 120% mais do que em 94, e deve manter até dezembro um ritmo de seis lançamentos por mês. A empresa pretende fechar o ano lançando o filme "Batman Forever". As estimativas do mercado são de que o título venderá quase 90 mil cópias para as locadoras. Vendas diretas Com o mercado das locadoras a todo o vapor, as empresas começam a diversificar em direção às vendas diretas aos consumidores. A Warner pretende entrar neste ramo em 96 para competir com a líder de mercado Abril Vídeo. Este ano, a Abril Vídeo vendeu neste mercado 900 mil cópias do desenho "Rei Leão" e outras 120 mil dos filmes "Uma Babá Quase Perfeita" e "Ninguém Segura Este Bebê". No total, o mercado de vendas diretas deve atingir 1,8 milhão de cópias em 95. Texto Anterior: Saramago vence Prêmio Camões em Portugal Próximo Texto: Brasil tem excesso de locadoras Índice |
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