São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Forrest Gump" vende 60 mil cópias

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Filmes como "Forrest Gump", "Duro de Matar" e "Time Cop" venderam este ano no Brasil quase 60 mil cópias cada para as cerca de 12 mil locadoras do país.
Quantidades como estas explicam como as distribuidoras conseguem ganhar dinheiro mesmo pagando pelos títulos várias vezes mais do que o preço cobrado no mercado internacional.
Ana Paula Imenez, da distribuidora Top Tape, diz que as empresas norte-americanas que vendem títulos para o Brasil estão fazendo "leilões" para ver quem paga mais.
Isso explicaria em parte a proliferação de títulos desconhecidos e, portanto, mais baratos. "O mercado está absorvendo tudo", diz Imenez.
Contribui para isso a vulgarização dos aparelhos de videocassete, que começam a se consolidar entre os consumidores de classes mais baixas.
Nos primeiros nove meses desse ano, por exemplo, foram vendidos no país 1,3 milhão de aparelhos -mais do que em todo o ano passado-, com vendas muito concentradas nas faixas mais pobres da população.
É essa massificação do mercado -e dos títulos de filmes- que levará as empresas a vender o recorde de 6 milhões de cópias para as locadoras (a preços entre US$ 40 e US$ 60 cada) este ano.
Juntas, as distribuidoras devem vender US$ 300 milhões em fitas, quase um terço a mais do que em 94.
"Foi um ano excelente", diz Omar Jundi, diretor-geral da Warner Bros. (South) Inc., que comercializa fitas da Warner e da MGM no Brasil, com 28% do mercado.
A Warner vai faturar este ano 120% mais do que em 94, e deve manter até dezembro um ritmo de seis lançamentos por mês.
A empresa pretende fechar o ano lançando o filme "Batman Forever". As estimativas do mercado são de que o título venderá quase 90 mil cópias para as locadoras.
Vendas diretas
Com o mercado das locadoras a todo o vapor, as empresas começam a diversificar em direção às vendas diretas aos consumidores. A Warner pretende entrar neste ramo em 96 para competir com a líder de mercado Abril Vídeo.
Este ano, a Abril Vídeo vendeu neste mercado 900 mil cópias do desenho "Rei Leão" e outras 120 mil dos filmes "Uma Babá Quase Perfeita" e "Ninguém Segura Este Bebê".
No total, o mercado de vendas diretas deve atingir 1,8 milhão de cópias em 95.

Texto Anterior: Saramago vence Prêmio Camões em Portugal
Próximo Texto: Brasil tem excesso de locadoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.