São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Farc libertam 78 presos na Colômbia; Sudão mobiliza tropas contra rebeldes; "Dr. Morte" assiste 26º suicídio; A FRASE; Decreto islâmico admite transexual; McNamara encontra general Giap em Hanói; Aliado de Berlusconi é preso em Palermo; Conselho de Segurança tem novos membros

Farc libertam 78 presos na Colômbia
Cerca de 80 guerrilheiros identificados pela polícia como membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram anteontem 78 detentos do presídio de Popayan (sudoeste). Eles usaram dinamite para abrir um buraco em um muro da prisão. O grupo guerrilheiro é o mais antigo da Colômbia.

Sudão mobiliza tropas contra rebeldes
O presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, pediu ontem mobilização geral do Exército para conter os violentos ataques dos rebeldes cristãos no sul do país. Segundo Bashir, Uganda estaria patrocinando os rebeldes.

"Dr. Morte" assiste 26º suicídio
O advogado do norte-americano Jack Kevorkian, conhecido como "Doutor Morte", anunciou ontem que o médico assistiu o suicídio de uma mulher de 58 anos que sofria de câncer. O corpo foi achado em um carro em frente ao cemitério de Oakland (Michigan). É o 26º suicídio assistido por Kevorkian.

A FRASE
"Vocês querem mudar o governo? Proponham um voto de desconfiança."
(Do premiê espanhol, Felipe González, desafiando seus opositores no Congresso a derrubar o governo. González é suspeito de envolvimento no financiamento pelo governo de esquadrões da morte que executaram separatistas bascos.)

Decreto islâmico admite transexual
O imã da Universidade religiosa Al Azhar, do Cairo (Egito), emitiu um fatwa (decreto islâmico) em que autoriza operações de mudança de sexo. Em 1988, um estudante foi expulso da instituição por ter feito a operação.

McNamara encontra general Giap em Hanói
O ex-secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara se encontra hoje em Hanói com o general Vo Nguyen Giap, considerado o responsável pela derrota norte-americana na Guerra do Vietnã. McNamara, um dos responsáveis pela guerra, visita o país como parte de delegação que estuda por que os EUA não encerraram o conflito mais cedo.

Aliado de Berlusconi é preso em Palermo
A polícia prendeu ontem um político do partido Força Itália, do ex-premiê Silvio Berlusconi. Francesco Musotto, dirigente provincial de Palermo, é acusado de ligação com a Máfia. Berlusconi disse que a prisão é uma tentativa de impedi-lo de voltar ao posto de primeiro-ministro.

Conselho de Segurança tem novos membros
Egito, Coréia do Sul, Guiné-Bissau, Polônia e Chile foram eleitos ontem para se tornarem os próximos membros não-permanentes do Conselho de Segurança das ONU, o orgão mais importante da entidade. EUA, França, Reino Unido, China e Rússia são membros permanentes.

Próximo Texto: Nova prisão reforça tese de complô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.