São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrópole é clínica para 'loucos' por museu

JANE CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos melhores programas para quem vai a Manhattan é conhecer seus museus.
Um dos mais visitados é o Metropolitan Museum of Art (Quinta Avenida com rua 82). Algumas de suas exposições permanentes são deslumbrantes, como a do Egito.
O Metropolitan -aberto de terça a domingo- tem uma das coleções mais completas do mundo e é possível olhar originais de sarcófagos, múmias e objetos e "entrar" no magnífico "Templo de Dendur", reproduzido com peças originais -inclusive os tijolos- numa das maiores salas do museu.
Sua coleção de arte também é impressionante: Renoir, Gauguin, Degas, Matisse, Van Gogh, entre muitos outros. Até 7 de janeiro, o museu está com uma exposição de Rembrandt. São 55 pinturas, 30 desenhos e mais 32 gravuras.
O Museu de História Natural (Central Park Oeste com rua 79) também vale ser visitado por suas reproduções de fósseis de animais pré-históricos.
O MoMa -Museu de Arte Moderna (rua 53, lado Oeste)- e o Guggenheim (Quinta avenida com rua 88) são indicados para quem prefere artistas contemporâneos.
A cidade tem ainda o Museu da Estátua da Liberdade, Museu do Imigrante (próximo à ilha da estátua da Liberdade) e o Museu da Cidade de Nova York.
Apesar de casos como o da brasileira Maria Isabel Monteiro Alves, assassinada em setembro passado, ter abalado alguns turistas, o Central Park é a "bússola" de quem vai a Manhattan.
Dentro do parque é possível experimentar o melhor da comida nova-iorquina no restaurante Tavern on the Green. Aberto para almoço e jantar, seus pratos variam de US$ 10 a US$ 40. O Tavern fica do lado oeste do parque, na altura da rua 67, tel. 55-873-3200.

Texto Anterior: Conheça o que há de mais típico nos bairros
Próximo Texto: Lojas são tentações na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.