São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texas vai muito além do faroeste

SUZANA BARELLI
ENVIADA ESPECIAL AO TEXAS

O Texas não é um lugar só de caubóis, ranchos e "saloons. No segundo maior Estado dos EUA, há muito espaço para praias, museus, naves espaciais, poços de petróleo e shopping centers.
O Velho Oeste, claro, está em toda a parte. Nas cidades como Dallas, Austin e Houston, homens exibem o típico chapéu de vaqueiro. Nos bares, chapéu, bota e cinto com fivela desenhada são trajes quase que obrigatórios.
O Texas, Estado que lutou para se libertar do México e se integrar aos EUA, em 1845, sofre hoje forte influência mexicana. Nas estimativas oficiais, um em cada quatro habitantes falam espanhol.
A alimentação é semelhante. Tacos, tortilhas e muito tabasco são facilmente encontrados nos restaurantes.
O museu Fort Fisher, em Waco (norte do Estado), ajuda a resgatar a história do país, trazendo armas e fotos da dupla de assaltantes Bonnie Parker e Clyde Barrow.
O Estado tem ainda espaço para a modernidade e para o dinheiro. Essas outras faces podem ser vistas na arquitetura dos seus edifícios e na atividade petrolífera.

LEIA MAIS
Sobre o Texas nas págs. 6-16 a 6-19

A jornalista SUZANA BARELLI viajou a convite da American Airlines e do Comitê Visit USA.

Texto Anterior: Lojas são tentações na cidade
Próximo Texto: Dallas esconde população nos subterrâneos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.