São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os caubóis se encontram em Fort Worth

SUZANA BARELLI
DA ENVIADA ESPECIAL

Os caubóis do Velho Oeste se encontram em Fort Worth. A cidade, vizinha de Dallas, é famosa por seus "saloons", música country e rodeios.
Em seu distrito histórico, chamado Stockyards (em inglês, currais de gado), a cidade vive da tradição de seus antigos vaqueiros.
E seus 450 mil habitantes se orgulham muito disso. No Stockyards há shows e rodeios do Velho Oeste durante todo o ano.
A rua principal tem diversos "saloons", nos quais é possível tomar uma boa cerveja, uísque ou marguerita, ouvir música ao vivo e comer comida caseira.
Também com fachadas da época do Velho Oeste, há diversas lojas que vendem objetos típicos, como esporas, chapéus, chicotes e cintos. Um chapéu típico de vaqueiro não sai por menos de US$ 40.
Há também o velho trem no estilo maria-fumaça, com seu tradicional apito, e os engraxates em cada esquina da parte histórica.
A terra da dupla Bonnie e Clyde e de Sundance Kid e Butch Cassidy foi fundada em 1849. O local era apenas ponto de parada para os vaqueiros que conduziam o gado pela rota.
Essa origem é também lembrada no Amon Carter Museum, o museu local que reúne quadros de Sid Richardson, Frederic Remington e Charles Marion Russell, pintores famosos por retratar caubóis.
Outra lembrança do "western" pode ser apreciada nos ranchos, que ficam nas proximidades de Fort Worth e Dallas.
Atualmente, os ranchos da região mesclam a sua atividade principal -agricultura ou criação de animais, principalmente gado e cavalos- com o que traz dinheiro para a região, o turismo.
Assim, é possível passar um dia agradável nos ranchos locais. O passeio dá direito a café da manhã típico, fogueiras, tendas indígenas, além de passeios a cavalo ou charrete.

Texto Anterior: San Antonio não esquece passado mexicano
Próximo Texto: Descontos para turistas são as armas do comércio local
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.