São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Conventual oferece receitas originais

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Antes mesmo de vermos qualquer menu, fomos seduzidos pela elegância do Tájide, seus belos azulejos azuis e brancos do século 18, seus cálices de vinho e a belíssima vista do Tejo que comanda.
Começamos com fatias delicadas de peixe-espada defumado e moluscos levemente fritos com coentro e alho. Depois comi deliciosos rojões à moda do Minho, fatias tenras de lombo de porco cozidas em vinho, alho e páprica.
Depois de muito pouco tempo em Lisboa, começamos a notar uma certa mesmice nos menus. Foi isso que nos levou ao Conventual, conhecido por suas pesquisas históricas com as receitas dos conventos portugueses.
Acabamos adorando o Conventual, mas não foi fácil identificar no menu pratos que fossem resultantes dessas pesquisas todas.
O cozido à portuguesa se mostrou um clássico, com tratamento fora do comum, mas não descobrimos se a versão era resultado de pesquisa ou criatividade.
O cozido -de porco, salsichas e legumes em caldo-, na versão do Conventual, foi servido encantadoramente num "caldeirão" consistindo em um grande pão redondo cujo miolo havia sido extraído, com a parte de cima cortada para formar uma tampa.

Texto Anterior: Gambrinus é famoso por seus peixes e elegância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.