São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação vai distribuir cartilha sobre Zumbi vetada por ministério

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA FOLHA VALE

A FAE (Fundação de Assistência ao Estudante) editou e vai distribuir a 175 mil escolas públicas 7,6 milhões de exemplares de uma cartilha sobre o líder negro Zumbi dos Palmares que foi reprovada por parecer técnico do Ministério da Educação. O projeto custou R$ 3 milhões.
O parecer aponta "erros gramaticais, históricos e conceituais, definições equivocadas e afirmações falsas". Cópia do parecer chegou às mãos da deputada Maria Laura (PT-DF), que denunciou a impressão da cartilha.
O presidente da FAE, José Luiz Portella, disse que a responsabilidade sobre o conteúdo da cartilha é da Fundação Palmares. "A cartilha tem uma linguagem coloquial, popular, própria para o público infanto-juvenil", disse o presidente em exercício da Fundação, Marcelo Gentil. Ele nega que o livro tenha erros históricos e conceituais.
Jornada
Os integrantes da "Jornada Zumbi pela Vida" chegaram ontem a Jacareí (a 68 km de SP). A caravana lembra os 300 anos da morte de Zumbi e é também um protesto contra o trabalho escravo.

Texto Anterior: Sindicatos e empresários criam fundação de apoio a crianças de rua
Próximo Texto: Polícia acha bolsas de sangue no rio Sorocaba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.