São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos multa dono de cão que defecar na rua

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Entra em vigor no próximo domingo, em Santos (SP), a lei que permite multar os donos de cães e gatos que não recolherem das vias públicas as fezes de seus animais. A multa será de R$ 47,64.
Segundo o Centro de Controle de Zoonozes da prefeitura, existem 22 mil cães e 3.800 gatos na cidade. O cálculo foi baseado no número de vacinas anti-rábicas aplicadas em agosto passado.
A medida, segundo a secretaria do Meio Ambiente, visa preservar a qualidade das praias. Os dejetos chegam ao mar por meio da rede de águas pluviais.
Os pontos com maior incidência de dejetos são a orla, as calçadas laterais aos canais que cortam a cidade e a zona noroeste, na periferia. As fezes dos animais também podem causar verminoses e dermatites (inflamação da pele).
"O objetivo não é multar por multar. A multa é um dos expedientes para se resolver o problema", disse o secretário de Meio Ambiente, José Eduardo Siqueira.
Ele disse que os fiscais irão distribuir folhetos sobre a importância da medida. Segundo Siqueira, a abordagem dos fiscais será educativa. "O dono de um animal de estimação só precisa colocar um saquinho na mão, como se fosse uma luva, para recolher as fezes e depositá-las no lixo", disse.

Texto Anterior: Meninos de rua do AM ganham tênis importado
Próximo Texto: RS faz memorial para mortos no regime militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.