São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RS faz memorial para mortos no regime militar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Será inaugurado hoje, às 17h, em Porto Alegre (RS), um memorial em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos do regime militar brasileiro (1964-84).
Esculpido em aço e com 5,5 metros de altura por 0,80 centímetros de largura, o monumento é do artista gaúcho Luiz Gonzaga, que venceu em 94 um concurso público da prefeitura.
Segundo a assessoria da prefeitura, a escolha da escultura rendeu ao artista um prêmio de R$ 20 mil. Gonzaga frequentou a escola de belas artes San Fernando, em Madri (Espanha).
A idéia de construção do memorial foi da vereadora Maria do Rosário (PT). Seu projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, que autorizou o município a construir o monumento.
A inauguração será feita pelo vice-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT), que foi preso político na época do regime militar.
O Memorial aos Mortos e Desaparecidos destacará as vítimas do Rio Grande do Sul, cujos nomes constarão de uma placa que será afixada no local. Ao todo, são 20 nomes.

Texto Anterior: Santos multa dono de cão que defecar na rua
Próximo Texto: Devagar com o andor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.