São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra no Rio exibe 60 curtas nacionais

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: 5ª Mostra Curta Cinema.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (rua 1º de março, 66 - Centro, tel. 021/216.0626).
Quando: até 12/11.
Horários: 14h30, 16h30, 18h30, 20h30.
Ingresso para cada sessão: R$ 2,00.

Um festival de curtas-metragens antecipa para o público do Rio a estréia de produções brasileiras e põe em cena a discussão sobre o espaço de exibição dos curtas nacionais.
A 5ª Mostra Curta Cinema traz mais de 60 trabalhos nacionais e estrangeiros. O festival acontece até 12 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio. Entre os trabalhos estrangeiros, as atrações são dois curtas inéditos do cineasta italiano Michelangelo Antonioni e o curta escocês vencedor do Oscar 1995.
O curta nacional mais badalado é "Socorro Nobre", um documentário de Walter Salles Jr. O filme mostra a correspondência entre o artista Frans Krajcberg e a presidiária Socorro Nobre.
O diretor reconstituiu a época em que a presidiária enviava cartas a Krajcberg pedindo para conhecê-lo e ver suas obras. O filme termina com a liberdade dela.
"Socorro Nobre" foi filmado em Salvador. Já foi exibido no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
O filme de Walter Salles Jr. é o único com estréia marcada no circuito comercial: dia 24 de novembro, junto com o longa "Terra Estrangeira", do mesmo diretor.
"Se não forem os festivais, não temos onde exibir os curtas. E há público, as sessões são lotadas", diz Paulo Halm, diretor de "Biu".
O filme de Halm é a história de um office-boy nordestino, funcionário de uma produtora de vídeo e que resolve fazer cinema.

Texto Anterior: Saraceni volta ao teatro com "Intensa Magia"
Próximo Texto: Ciclo analisa produção com realidade virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.