São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo analisa produção com realidade virtual

DA SUCURSAL DO RIO

Evento: 5ª Mostra Banco Nacional de Realidade Virtual
Onde: Centro Cultural Cândido Mendes (r. da Assembléia, 10, sala 616)
Quando: de 20 a 24 de novembro, das 11h às 18h
Entrada: franca

Uma mostra internacional em cartaz no Rio de 20 a 24 deste mês promete levar o público ao mundo da realidade virtual: emoções "vividas" em situações simuladas com o auxílio da tecnologia.
As atrações incluem desde equipamentos puramente recreativos até outros que permitem utilizações comerciais e científicas, passando pelo cybersexo. Um equipamento que deve atrair curiosos é o "Encontro Cego", que simula um encontro amoroso-sexual entre o usuário e uma mão que aparece no interior do computador.
Com a continuidade dos movimentos, a mão vai reagindo: emite sons e simula viver uma relação sexual. O equipamento coloca a intimidade amorosa na era da realidade virtual. "É uma coisa que mistura subjetividade e tecnologia. O usuário pode até se sentir envergonhado, porque sua performance está sendo avaliada", diz Rejane Spitz, curadora do evento.
O simulador de vôo é uma espécie de telão usado pela Varig no treinamento de pilotos. O equipamento reproduz vários aeroportos do Brasil e do exterior e o usuário recebe instruções para fazer pousos e decolagens.
O Ski Dude simula um passeio de esqui. Com óculos especiais e um esquis nas mãos, o usuário faz movimentos repetidos por um bonequinho que aparece num telão. O resultado é que se tem a ilusão de estar esquiando. Vídeos, peças de arte eletrônica, workshops e painéis de debates com especialistas internacionais também fazem parte da programação.
O público verá o making of (cenas de bastidores e explicações técnicas) do filme "Toy Story", o primeiro longa-metragem totalmente produzido em computação gráfica.
O filme é uma co-produção dos estúdios Disney e da empresa norte-americana Pixar. Será lançado nos Estados Unidos neste mês e, no próximo ano, no Brasil. A 5ª Mostra de Realidade Virtual é organizada pelo Banco Nacional e pelo Centro Cultural Cândido Mendes.

Texto Anterior: Mostra no Rio exibe 60 curtas nacionais
Próximo Texto: Bomba! Agora é o povo que banca o banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.