São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletrobrás quer investir US$ 2 bi por ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Eletrobrás pretende investir US$ 2 bilhões por ano na compra de materiais e equipamentos do setor elétrico ao longo dos próximo dez anos.
A informação foi divulgada ontem pelo presidente da estatal, Antonio Imbassahy, durante encontro com a diretoria da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), na sede da entidade, em São Paulo.
O objetivo do encontro, segundo Imbassahy, foi mostrar à iniciativa privada qual a demanda que o setor pode esperar por parte da Eletrobrás.
"A partir desses números, o setor elétrico tem melhores condições de se planejar", afirmou Imbassahy.
Divulgação
A divulgação dos investimentos em equipamentos e materiais deixou de ser feita pela Eletrobrás a partir do governo Collor.
Daqui para a frente, segundo o diretor de planejamento e engenharia da empresa, Benedito Carraro, a estatal passará a divulgar esses números anualmente.
Parte desses investimentos vai servir para ampliar em 43 mil quilômetros as linhas de transmissão de energia elétrica.
No setor de distribuição, a estatal pretende comprar, entre outros itens, 500 mil transformadores e 10 milhões de medidores de energia.
Iniciativa privada
O presidente da Eletrobrás enfatizou a necessidade de participação do capital privado para viabilizar as obras do plano de expansão nos próximos dez anos. Ele disse também que estão sendo desenvolvidos estudos para definir o novo modelo institucional do setor elétrico.
Quanto à nova lei de concessões, o presidente da Eletrobrás destacou os aspectos positivos que ela representa como estímulo à competitividade e eficiência das empresas do setor e como incentivo à participação da iniciativa privada na expansão do sistema elétrico nacional.
Segundo Imbassahy, 17 usinas estão em processo de renovação de concessão e precisam ter seus planos de custeio concluídos até meados do próximo ano.

Texto Anterior: Zélia reaparece com tese de relaxar combate à inflação
Próximo Texto: União desiste de privatizar o Banespa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.