São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inovações atingem delegacias

EUNICE NUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

As inovações na legislação penal atingem também a rotina nas delegacias de polícia a partir do próximo dia 26.
"Nas infrações menores, como acidentes de trânsito sem vítimas graves, a lei acaba com o inquérito policial. Em seu lugar vem o Termo Circunstanciado (TC), que é um BO (Boletim de Ocorrência) mais detalhado", explica o juiz Luiz Flávio Gomes, da 26ª Vara Criminal de São Paulo.
Nesse TC constarão os nomes do autor e da vítima, respectivos endereços e um resumo do que atestaram as testemunhas.
Para Gomes, enquanto não forem instalados os Juizados Especiais Criminais, o TC deve ser encaminhado pelo delegado para o fórum. "Não vejo nulidade nesse procedimento. Ele representa uma enorme economia processual."
Também deixa de existir o auto de prisão em flagrante nos pequenos delitos. "A polícia captura, mas na delegacia só se lavra o TC. No entanto, o preso tem de assumir o compromisso de ir ao fórum quando for chamado", diz Gomes.
Se o acusado desaparecer ou for vadio (não trabalha nem tem endereço fixo) e nos casos mais graves (aqueles punidos com detenção), o juiz pode decretar a prisão preventiva do autor do delito.
A representação (vontade da vítima em processar o autor) já está sendo pedida nas delegacias.
(ENs)

Texto Anterior: Argentina tem regra parecida
Próximo Texto: Leitor reclama de problemas em carro importado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.