São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Abaporu' vai à leilão em Nova York

DA REDAÇÃO

A galeria Christie's, de Nova York, confirmou o leilão da tela "O Abaporu", de Tarsila do Amaral, para o dia 21 deste mês. Na última quarta-feira, a Justiça brasileira concedeu uma liminar permitindo que a obra saísse do país.
O tombamento, que impediria sua saída, ainda está em estudo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico do Estado de São Paulo (Condephaat).
"O Abapuru" é um dos maiores símbolos do modernismo e foi pintada por Tarsila do Amaral em 1928. Há 11 anos a tela pertence ao colecionador Raul Forbes e está avaliada em R$ 1,35 milhão.
Segundo o presidente do Condephaat, José Carlos Ribeiro de Almeida, se a tela já foi retirada do país será praticamente impossível recuperá-la. "Se a já saiu do país não há lei que faça com que ela volte", afirma. O Condephaat, porém, não tem a confirmação da saída da obra do país.

Texto Anterior: Escritor John Patrick suicida-se aos 90 anos; Spielberg dirige novo 'Parque dos Dinossauros'; Michael Jackson nega dificuldades financeiras; Itália faz festival com Cinema Novo brasileiro
Próximo Texto: João Carlos Martins lança obra completa de Bach para teclado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.