São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Carlos Martins lança obra completa de Bach para teclado

DA REDAÇÃO

O pianista João Carlos Martins, 55, lançou anteontem os primeiros 17 volumes dos 21 que compõem suas interpretações para a integral da obra de Johann Sebastian Bach (1685-1750) para teclado.
Martins promoveu uma noite de autógrafos no espaço Fashion do Shopping Iguatemi, onde tocou dois prelúdios de Bach e uma tocata de Prokofiev.
Ele afirma que a obra completa tem entre 400 e 500 peças isoladas, 60% gravadas entre 1979 e 1985 e 40%, entre 1993 e 1995.
"Prefiro as peças das últimas gravações. É como o último filho, a gente sempre gosta mais dos mais novos", diz o pianista.
As obras da fase 79-85 são lançadas agora em CD pela primeira vez. Das novas gravações, faltam ainda alguns detalhes. "Falta um adágio de um concerto, porque fui assaltado no último dia da gravação, em Sófia (Bulgária), e tive traumatismo craniano", afirma Martins.
O pianista lança a coleção em Nova York, no dia 12 de dezembro, e em Tóquio, em janeiro. Entre janeiro e fevereiro, ele será o solista da New World Symphony, em Miami.
Na década de 60, Martins morou nos Estados Unidos, onde desenvolveu carreira de sucesso. Em 1965, gravou pela primeira vez o "Cravo Bem Temperado" de Bach.
Foi também nos EUA que ele sofreu um acidente em uma partida informal de futebol, que paralisou sua carreira.

Texto Anterior: 'O Abaporu' vai à leilão em Nova York
Próximo Texto: Boi bumbá encerra encontro de cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.