São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiros farão ato de protesto no Pontal

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Fazendeiros do Pontal do Paranapanema vão realizar no próximo dia 27, no centro de Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo), uma manifestação contra as invasões de terras na região.
O protesto foi convocado pelo Sindicato Rural de Presidente Prudente. O presidente do sindicato, Sigeyuki Ishii, 56, disse ontem que tratores, máquinas agrícolas e caminhões vão ser usados na manifestação.
Ishii afirmou que pediu o apoio da Associação Comercial de Presidente Prudente, solicitando aos lojistas o fechamento das lojas a partir das 16h.
A concentração dos fazendeiros será realizada na praça 9 de Julho, no centro da cidade. É o primeiro ato público dos fazendeiros do Pontal contra as invasões.
"Essas invasões estão se constituindo em baderna e atrasando o desenvolvimento econômico de todo o Estado de São Paulo", afirmou Ishii.
Ele disse que enviou ofício ao presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Francisco Graziano, convidando-o a participar do ato. A assessoria de Graziano informou que ele não recebeu o convite.
Segundo o presidente do sindicato, cartazes anunciando a manifestação serão espalhados em todo o Pontal do Paranapanema nos próximos dias.
O sindicato não tem idéia do número de proprietários rurais que devem participar do ato público.
Ishii disse que os fazendeiros não são contra a reforma agrária. "Mas somos contra o que está acontecendo aqui no Pontal. Isso é baderna e impunidade. Queremos que as autoridades tomem providências", afirmou.
Ele não acredita que o ato dos fazendeiros possa ser interpretado como um "desafio" aos sem-terra nem como "radicalização" dos produtores.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Dissidentes prejudicam acordos
Próximo Texto: Sai esta semana laudo sobre incêndio na PB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.