São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A moda do "Põe na Consul" está de volta

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira geladeira a gente nunca esquece.
A marca Consul, destinada principalmente ao público jovem, que acaba de montar sua primeira casa, se mantém como a mais lembrada pelo consumidor de geladeira, segundo pesquisa do Datafolha.
A Consul é a primeira marca lembrada por 47% dos brasileiros, seguida pela Brastemp, com 22%.
"A tradição da marca se mantém. A Consul é provavelmente a primeira geladeira do consumidor brasileiro", afirma Luis Fernando Reyes, diretor de marketing da Multibrás Eletrodomésticos.
Segundo ele, a Consul é líder de vendas, com 48% de participação no mercado total de 2,4 milhões de unidades em 94.
No segmento de mercado das geladeiras com uma porta -cerca de 1,92 milhão de unidades vendidas em 94-, a Consul chega a deter 60% de participação, segundo o diretor da Multibrás.
"A Consul nunca perdeu a liderança de mercado graças ao investimento acumulado em marketing e à renovação constante da linha de produtos", disse Reyes.
O "Top of Mind" confirma a liderança da marca na lembrança dos consumidores por cinco pesquisas consecutivas: 49% em fevereiro de 92; 50% em setembro de 92; 47% em setembro de 93; 53% em setembro de 94 e 47% em setembro de 95.
Mas a estratégia, apesar de manter a marca na liderança, não evitou uma queda na memorização da marca.
Ganharam a Brastemp (também da Multibrás), cujo índice de lembrança cresceu de 19% para 22%, e a Prosdócimo (da concorrente Refripar), que teve memorização de 14% em 95 contra 9% em 94.
"É natural que outras marcas sempre ganhem em cima da líder. Por isso todos os nossos investimentos na Consul são no sentido de manter a marca em sua posição privilegiada", disse Reyes.
Neste ano, foram investidos nada menos do que US$ 15 milhões na marca e a campanha "Põe na Consul", veiculada nos anos 80, voltou a ser desenvolvida.
"Fizemos uma pesquisa e constatamos que o mote dessa campanha mantém uma lembrança muito alta junto ao consumidor", disse o diretor da empresa.
Reyes estima que o mercado total de geladeiras terá crescimento de 10% a 15% em 95 com relação ao do ano passado. "O Plano Real estabilizou a economia e trouxe de volta ao mercado o consumidor que não pode comprar à vista."
A Consul, que segundo Reyes apresenta a melhor relação custo-benefício, ganhou com isso.
"O preço da uma geladeira Brastemp é de 5% a 10% maior do que a da Consul", diz.
A concorrência externa deixou o consumidor mais exigente e, segundo Reyes, a principal estratégia para manter a liderança da Consul é ampliar a oferta de produtos e buscar continuamente a melhoria de qualidade.
A marca Consul também é líder no mercado de condicionadores de ar e está em segundo lugar no mercado de freezers, diz Reyes.

Texto Anterior: Maguary diversifica
Próximo Texto: Kibon lidera com folga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.