São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995 |
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Kibon lidera com folga
JOSÉ CARLOS VIDEIRA
Não é por menos que a marca tem sido a mais lembrada pelos consumidores, quando o assunto é sorvete, revela desde 1991 a pesquisa Datafolha sobre as marcas mais lembradas no país. Para manter a liderança, com 65% de um mercado estimado neste ano em 152 milhões de litros de sorvete, a Kibon vem adotando desde 94 uma estratégia agressiva de marketing. Segundo o diretor de marketing da empresa, Roberto Drãnger, para apoiar essa estratégia, os investimentos em publicidade subiram 25% neste ano, chegando aos US$ 10 milhões. O reajuste dos preços abaixo da inflação também foi uma das armas da Kibon para enfrentar o acirramento da concorrência. Com o crescimento de 40% do mercado, com o Plano Real, a concorrência não ficou alheia. A política de preços não foi nenhum milagre, diz o diretor, porque a empresa investiu no aumento da produtividade das suas duas fábricas de sorvetes. O ambiente de economia estável favoreceu todas as empresas de produtos de consumo de massa e de preço unitário relativamente baixo, conta o diretor. O faturamento da empresa neste ano é estimado em US$ 250 milhões, com avanço de 49% sobre os US$ 168 milhões de 94. O clima neste ano vem contribuindo para o bom desempenho da Kibon no mercado brasileiro de sorvete. "Praticamente não tivemos inverno, festeja Drãnger. A empresa tem 70% das vendas concentradas nos meses de verão. O consumo per capita de sorvete no país de 1,2 litro é muito baixo para um país tropical, diz Drãnger. É menos da metade dos 2,7 litros per capita da Argentina, e 14 vezes menor que os 17 litros do consumo da Dinamarca. A economia estável permite o planejamento de prazo mais longo. Por isso, a Kibon desengavetou projetos que aguardavam um momento mais favorável. Desde o início do ano, a empresa vem lançando novos produtos. Nesta semana, chegam os lançamentos de verão. Entre outros, o sorvete de panetone e o copo surpresa, com mais de cem diferentes brindes para as crianças. Texto Anterior: A moda do "Põe na Consul" está de volta Próximo Texto: Doriana lidera venda de margarina há 18 anos Índice |
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