São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
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Kibon lidera com folga

JOSÉ CARLOS VIDEIRA
DA REDAÇÃO

A Kibon virou sinônimo de sorvete no Brasil. Há mais de 50 anos, a empresa introduziu no país o hábito do consumo do produto. Em 1942, lançou o Eskibon e o picolé Chicabon, ainda hoje líderes de vendas.
Não é por menos que a marca tem sido a mais lembrada pelos consumidores, quando o assunto é sorvete, revela desde 1991 a pesquisa Datafolha sobre as marcas mais lembradas no país.
Para manter a liderança, com 65% de um mercado estimado neste ano em 152 milhões de litros de sorvete, a Kibon vem adotando desde 94 uma estratégia agressiva de marketing.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Roberto Drãnger, para apoiar essa estratégia, os investimentos em publicidade subiram 25% neste ano, chegando aos US$ 10 milhões.
O reajuste dos preços abaixo da inflação também foi uma das armas da Kibon para enfrentar o acirramento da concorrência.
Com o crescimento de 40% do mercado, com o Plano Real, a concorrência não ficou alheia.
A política de preços não foi nenhum milagre, diz o diretor, porque a empresa investiu no aumento da produtividade das suas duas fábricas de sorvetes.
O ambiente de economia estável favoreceu todas as empresas de produtos de consumo de massa e de preço unitário relativamente baixo, conta o diretor.
O faturamento da empresa neste ano é estimado em US$ 250 milhões, com avanço de 49% sobre os US$ 168 milhões de 94.
O clima neste ano vem contribuindo para o bom desempenho da Kibon no mercado brasileiro de sorvete. "Praticamente não tivemos inverno, festeja Drãnger.
A empresa tem 70% das vendas concentradas nos meses de verão.
O consumo per capita de sorvete no país de 1,2 litro é muito baixo para um país tropical, diz Drãnger. É menos da metade dos 2,7 litros per capita da Argentina, e 14 vezes menor que os 17 litros do consumo da Dinamarca.
A economia estável permite o planejamento de prazo mais longo. Por isso, a Kibon desengavetou projetos que aguardavam um momento mais favorável.
Desde o início do ano, a empresa vem lançando novos produtos. Nesta semana, chegam os lançamentos de verão. Entre outros, o sorvete de panetone e o copo surpresa, com mais de cem diferentes brindes para as crianças.

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