São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995 |
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Philips se mantém na frente em TV e som
MÁRCIA DE CHIARA
Pelo quinto ano consecutivo, a Philips é a primeira marca que vem à cabeça do consumidor quando se fala em TV, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Em aparelhos de som, a marca é mais lembrada desde 1994. Para driblar a concorrência dos importados e se manter na liderança, a empresa tem como meta oferecer produtos cada vez mais modernos e de fácil manuseio. "Nossos eletrônicos são lançados simultaneamente no Brasil e em outros países. Às vezes até saímos dois ou três meses na frente", diz Ismael da Costa Negrini, gerente de marketing da Philips. Segundo Negrini, a avalanche de importados deixou o consumidor confuso no início. Mas hoje os clientes já perceberam que não há milagres na relação preço, qualidade e garantia de assistência técnica ao comparar produtos nacionais e importados. Resultado: os consumidores estão mais precavidos ao escolher os produtos. O outro ponto forte da marca para manter a liderança é a sua rede de distribuição. "Estamos em 4.000 pontos-de-venda e atuamos nas 11 principais cidades do país", diz Negrini. Ele conta que o sistema de distribuição é horizontalizado e que cerca de 180 vendedores percorrem as lojas para difundir a marca em todo o país. Só no segmento de som e de vídeo, a empresa gastou, neste ano, US$ 22 milhões em promoção, a mesma cifra de 94. O alvo das promoções, diz ele, tem sido o segmento jovem, decisão que foi tomada no início dos anos 80. De lá para cá, a empresa começou a patrocinar vários shows de rock para ampliar as vendas junto a esse público. Com a estabilização da economia e a volta do crediário de longo prazo, o mercado de eletrônicos tem se mostrado promissor. Os fabricantes de aparelhos de áudio fecham o ano vendendo cerca de 40% mais em relação a 94. Estimativas preliminares indicam que, em 95, o mercado de áudio movimentou US$ 1,3 bilhão. No mesmo período, o crescimento no mercado de vídeo foi de quase 14%. São 6 milhões de TVs comercializadas neste ano, contra 5,3 milhões em 1994. A Philips detectou que o segmento de aparelhos com compact disc (CD) integrado é o que mais tem crescido desde o Real. Segundo Negrini, há no país 10 milhões de casas com potencial para adquirir um aparelho desses. Fora o mercado de reposição, estimado em 6 milhões de famílias. Texto Anterior: Sistema não é plano de saúde, é cooperativa Próximo Texto: Omo se consolida como marca mais lembrada Índice |
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