São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

O QUE SÃO MONTANHAS MARINHAS?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

No fundo do oceano existem montanhas que rivalizam com algumas das maiores do planeta. Elas são as montanhas marinhas (geralmente vulcões). A partir do Ano Geofísico Internacional 1957-1958, o fundo do oceano começou a ser mapeado em grande escala, descobrindo-se muito de suas características geológicas. Por exemplo, as oito ilhas que integram o arquipélago do Havaí são, na realidade, montanhas marinhas cujos picos se sobressaem por cima da superfície do oceano. Situadas sobre a placa tectônica do oceano Pacífico, essas ilhas são o extremo oriental de uma cordilheira submarina que se estende a oeste, ao longo de 1.600 quilômetros. As ilhas do arquipélago do Havaí se movimentam em direção oeste, a uma média de dez centímetros anuais.
As montanhas marinhas vulcânicas se formam quando as placas tectônicas passam sobre a áreas delgadas -pontos quentes da crosta terrestre.
Longe de serem estruturas imóveis, as montanhas marinhas podem ter um impacto contínuo. Os cientistas começaram a descobrir, inclusive, que aquelas montanhas que permanecem submersas são um oásis de vida marinha, oferecendo um meio ambiente único para centenas de espécies. São também excelentes regiões para a pesca comercial.
As montanhas marinhas são, com frequência, muito altas e em algumas delas se registram grandes avalanches que provocam maremotos, grandes avalanchas que provocam tsunamis, o grandes maremotos.

Texto Anterior: Os beija-flores são helicópteros criados pela natureza e voam de ré
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.