São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os beija-flores são helicópteros criados pela natureza e voam de ré

KATHY WOLLARD

Como um beija-flor consegue voar para frente e para trás, diferentemente de outros pássaros? Eles devem estar cansados de serem chamados de helicópteros da natureza, mas é isso o que eles são.
Da mesma forma que os helicópteros fazem manobras que envergonham os outros aviões, os beija-flores podem dar voltas em outros pássaros -para frente, para trás e até de cabeça para baixo.
O menor beija-flor pode ter cerca de 2,5 inches de comprimento e o maior tem o tamanho de um pardal. Cada beija-flor é parcialmente coberto por penas iridescentes - brilham com a luz do Sol.
Os beija-flores são famosos por seus longos bicos, que, retos ou curvados, são finos como agulhas. Eles usam o bico para explorar as flores em busca de néctar escondido. Depois, eles rapidamente "sugam" o néctar com sua sinuosa língua bipartida. Para conseguir proteínas, os beija-flores engolem pequenos insetos.
Beija-flores usam enormes quantidades de energia simplesmente sendo eles mesmos. Quando parados, o coração deles bate 550 vezes por minuto. Quando está fazendo suas acrobacias aéreas seu coração pode chegar a acelerar até 1.200 batidas por minuto. Uma pessoa cujo organismo queimasse energia na mesma proporção de um beija-flor teria que ingerir cerca de 155 mil calorias por dia. Isso equivale a 1.550 bananas.
Uma ave voa batendo as asas, movendo-as para frente e para trás com uma grande força. Os músculos usados para o curso ascendente são fracos, pesando apenas 5% a 10% tanto quanto os poderosos músculos de curso descendente.
A diferença dos beija-flores? Primeiro, seus músculos de vôo representam quase um terço do peso do corpo, comparado aos 15% a 20% dos outros pássaros. Segundo, seus músculos de curso ascendente são tão grandes e fortes quanto os de curso descendente.
As asas dos beija-flores giram quase 180º a partir de seus ombros flexíveis. Mudando o ângulos de suas asas e usam seus poderosos músculos peitorais, um beija-flor pode se inclinar e voar de costas. As asas dos beija-flores batem entre 18 e 80 vezes por segundo, enquanto a velocidade das asas de um urubu é de uma batida por segundo.
Estendendo a cauda e dando um rápido salto mortal para trás, eles podem voar de cabeça para baixo.
Finalmente, um beija-flor pode flutuar no ar. Ele faz isso com seu corpo quase na vertical, movendo as asas para frente e para trás formando a figura de um oito. Além disso, como um helicóptero, uma beija-flor decola verticalmente.
Mas todas essas proezas aéreas têm um preço: os beija-flores não conseguem voar muito alto.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O.Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: Projeto tem ainda banda de rock e MPB
Próximo Texto: O QUE SÃO MONTANHAS MARINHAS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.