São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Equipe acha peixe que muda de sexo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe nipo-americana descobriu uma espécie de peixe capaz de mudar de sexo de acordo com as condições ambientais.
Os pesquisadores, que apresentaram o estudo durante a reunião da Sociedade de Neurociência, em San Diego (EUA), disseram que o peixe (Trimma okinawae) muda de sexo em menos de quatro dias.
O peixe, descoberto por Tokomi Sunobe, do Museu de História Natural de Chiba (Japão), vive em grupos onde o macho dominante forma um harém.
Segundo os cientistas, se um macho maior aparece no grupo, o dominante passa a se comportar como uma fêmea. Os testículos diminuem de tamanho e se transformam em ovários. O peixes voltam a se transformar em machos assim que o intruso desaparece.
Mudanças de sexo em peixes são conhecidas há 2.000 anos, mas até agora pesquisadores achavam que as mudanças eram definitivas e que uma fêmea não poderia se transformar em macho novamente.
Segundo os pesquisadores, a descoberta é muito importante para o entendimento de mudanças cerebrais que podem levar à transexualidade no homem. De acordo com Matthew Grober, da Universidade de Idaho (EUA), o cérebro do peixe sofre alterações no tamanho das células frontais.

Texto Anterior: Socorro rápido salva coração, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.