São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha lembra obra de Clarice Lispector

País comemora os 75 anos de nascimento da escritora

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

Erramos: 08/01/96
A escritora Clarice Lispector nasceu em 1925, e não em 1920, como afirmou erroneamente texto publicado à pág. 5-7 ( Ilustrada) de 14/11. A exposição a que se referiu o texto comemorou, portanto, os 70 anos de nascimento da escritora.
Até o próximo dia 10 de dezembro, uma série de eventos em Berlim lembrará os 75 anos do nascimento da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), uma das principais renovadoras da prosa brasileira.
Na Alemanha, foram traduzidas 11 obras da escritora, além dos textos incorporados a antologias. Assim como em vários países, também aqui seus livros se tornaram um "cult" no meio universitário dos anos 70.
Sarita Brandt, tradutora de Lispector, idealizou o programa, aberto na sexta-feira passada pelo cônsul-geral do Brasil em Berlim e ex-ministro da Cultura (governo Collor), Sergio Paulo Rouanet.
Segundo Brandt, a idéia de um projeto homenageando Lispector é antiga. Sua realização, este ano, foi possível devido a uma série de "acasos", entre eles a abertura do Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha, onde acontecem os eventos.
Localizado num bairro nobre de Berlim, o Instituto foi inaugurado em setembro passado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, durante sua visita à Alemanha.
O programa -denominado "Clarice Lispector - Escrever a Vida"- traz duas exposições fotográficas: uma com cenas da vida da escritora e outra da fotógrafa Anita Miriam Hirschbruch, de São Paulo.
Acompanham as fotos declarações de Lispector e trechos de seus livros, em alemão e português.
Também estão expostas as obras de Lispector e suas traduções para o alemão.
Programação
O programa prevê, para o dia 24 de novembro, uma encenação de textos da escritora. Neste evento atuará a atriz alemã Eva Derleder. A direção é de Franz Burkhard, de Stuttgart.
No dia 17 de novembro, será exibido um vídeo apresentando entrevistas com Lispector. O filme "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, baseado em um dos romances da escritora, será apresentado no dia 7 de dezembro.
O programa também contará com leituras de textos de Lispector, palestras e debates, dos quais participarão intelectuais brasileiros e alemães.
No dia 5 de dezembro, os tradutores Curt Meyer-Clason, Ray-Güde Mertin e Sarita Brandt, o professor de Literatura Brasileira Carlos Alberto Azevedo (Hamburgo) e a socióloga Tatiana Lima Curvello vão debater o tema "A recepção da obra de Clarice Lispector no Brasil e na Alemanha".
Em 9 de dezembro, data da morte de Lispector, a professora Lígia Chiappini (Berlim) dará uma palestra com o título: "Pelas ruas da cidade uma mulher precisa andar: leitura de Clarice Lispector".
O programa termina dia 10 de dezembro, data em que a escritora faria 75 anos. Nesse dia, a socióloga Barbara Freitag falará sobre o romance "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres".
Patrocinados pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os eventos homenageando Lispector formam o primeiro projeto literário realizado no Instituto.

Evento: Clarice Lispector - Escrever a Vida
Local: Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha (ICBRA), Knesebeckstr 20-21 - 10623 Berlim, até 12/10
Informações: tel.0049/30/314-1500, fax 0049/30/314-1550.

Texto Anterior: Grupo Big Moutain mistura pop e "reggae de raiz" em novo disco
Próximo Texto: Adorei o televendas mas prefiro o sacoleiro!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.