São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo adia retirada de invasores no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O Secretário de Segurança Pública do Pará, Paulo Sette Câmara, e o presidente do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), Ronaldo Barata, se comprometeram anteontem a não usar a polícia para interromper o trabalho de cerca de mil famílias de sem-terra em uma área invadida no município de Mãe do Rio (PA).
Ficou acertado que, antes de um laudo do Iterpa e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sobre a fazenda Vale do Capim, o Executivo do Pará não vai cumprir a ordem de reintegração de posse.
Durante ato público que reuniu cerca de 600 colonos anteontem na cidade, foi negociada a trégua entre os sem-terra e a polícia.
"Optamos por uma solução de bom senso e que evita o uso da força policial", disse o secretário de Segurança.
O proprietário da fazenda, Joaquim Fonseca, não participou dessa decisão. "Não vamos ficar a mercê do invasor", disse seu advogado, Carlos Platilha. Ele afirmou que não descarta pedir intervenção federal no Estado para que a desocupação seja feita.

Texto Anterior: Brizola vê nazistas no PR; Lerner reage
Próximo Texto: Déficit ultrapassa US$ 1 bilhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.