São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Subindo o tom; Frente única; Pés pelas mãos; Gol contra; Pressa; A receber; Emaranhado; Fominha; Pela causa; Retrato

Subindo o tom
A oposição articula para terça reunião dos presidentes e líderes do PT, PDT, PC do B e PSB. A idéia é divulgar um manifesto que endureça as críticas a FHC, apontando o que consideram autoritarismo governista no Congresso.

Frente única
Para viabilizar a reunião da oposição, porém, há um problema: Brizola só irá se Lula for, mas o petista -que não preside mais o PT- tem outro compromisso. A saída pode ser um encontro dos dois no fim-de-semana.

Pés pelas mãos
De Pelé, ontem, ao explicar a frase da véspera, sobre a imagem de corruptos dos políticos: "Todo mundo sabe dos anões da Previdência". Se não for uma nova denúncia, o ministro deve ter se referido aos anões do Orçamento.

Gol contra
O Planalto baixou a bola das declarações de Pelé sobre a imagem dos políticos como corruptos, mas a fala do ministro não pegou bem no palácio. O motivo, óbvio, é que o episódio não ajuda em nada na relação com o Congresso.

Pressa
Ruth Cardoso anda preocupada com o ritmo dos programas sociais do governo. Tem cobrado a máquina administrativa para acelerar sua implementação.

A receber
A previsão de amigos de Sarney é que ele se esforçará para aprovar o Fundo de Estabilização ainda em 95. Pois, assim, ganharia crédito votando uma matéria de interesse de FHC na véspera do Natal ou poucos dias depois.

Emaranhado
Apesar de querer mudar o regimento da Câmara, o governo não deverá fazê-lo antes da votação do Fundo de Estabilização, na terça. A oposição se prepara para fazer pedidos de votação em separado na tentativa de atrasar o processo.

Fominha
Se o presidente da Comissão de Economia, Gilberto Miranda (PMDB-AM), continuar se auto-indicando relator dos temas principais que chegam às suas mãos, haverá uma rebelião no Senado. As articulações começaram.

Pela causa
Líder do PT, Jaques Wagner procura explicar sua presença na comitiva de parlamentares em visita a Nova York. Diz que, além de conhecer a ONU, quer divulgar para a imprensa internacional a prisão dos dirigentes sem-terra.

Retrato
Será lançado no dia 21 o "Mapa da Fome entre os Povos Indígenas", organizado pelo Instituto de Estudos Sócio-Econômicos. Mostra que, de 297 áreas indígenas pesquisadas no Brasil, há fome ou carência alimentar em 198.

Próximo Texto: Despertador quebrado; No condicional; Vaivém da reeleição; Corpo a corpo; Contra o tempo; Eleição tucana; Corrida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.