São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Princesa conversa com 'fãs' na Liberdade

DA REPORTAGEM LOCAL

A princesa Sayako, do Japão, plantou ontem de manhã uma muda de ipê no parque do Carmo (zona leste de São Paulo) em comemoração ao centenário da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
"Vim trazer minha mãe, nós moramos em Guarulhos e ela pediu para ver a princesa", disse Satiko Morita, 60. A mãe de Morita, Shigueto Takaoka, 82, ficou o tempo todo em frente ao tapete vermelho pelo qual a princesa passou para entrar no museu.
Após conhecer o museu, a princesa seguiu para a praça da Liberdade, onde recebeu homenagem da associação de comerciantes na presença de 1.500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar.
Sayako ganhou de representantes da associação um ramo de flores, um livro sobre aves brasileiras e uma pedra semipreciosa.
A princesa apertou a mão e conversou com pessoas que esperaram por até duas horas sua chegada, como Sumiê Ikemoto, 69. "Ela me cumprimentou por estar morando aqui", disse, chorando, Sumiê. "Aí eu disse que já havia encontrado com o pai e a mãe dela quando eles vieram ao Brasil em 78 e eu era presidente da Associação de Senhoras em Minas."
A princesa perguntou também a Hijime Higaki, 87, há quantos anos ele está no Brasil. "Eu disse que estou aqui desde 46 e ela falou para eu manter sempre a saúde", disse Higaki.
À tarde, Sayako visitou o asilo para idosos Jardim de Repouso São Francisco, em Guarulhos (Grande SP). O asilo abriga 131 membros da comunidade de imigrantes e descendentes de japoneses em São Paulo. A média de idade é de 81 anos.
Sempre sorridente, a princesa cumprimentou e conversou em japonês com vários idosos, que choravam ao apertar sua mão.

Texto Anterior: Cliente reclama de bloqueio de cartão de crédito
Próximo Texto: Brasil tem mais descendentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.